sábado, 31 de janeiro de 2015

Bem estar ›Bem-Estar A "SUPER MULHER" MODERNA E SUAS DIFICULDADES FacebookPinterestTwitterGoogle+Simpatias para 2015Mito ou Verdade? A super mulher moderna e suas dificuldades Antes, as mulheres tinham papéis específicos na sociedade: nasciam para serem filhas exemplares e, mais tarde, esposas, donas de casa e mães dedicadas. Passados alguns séculos a mulher passou a buscar a igualdade de gêneros e a conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Diga-se de passagem, o exemplo da primeira presidente mulher aqui no Brasil. Tudo seria lindo se as tarefas não tivessem se acumulado. Hoje, a maioria das mulheres é filha, mãe, esposa, dona de casa, profissional e ainda precisa cuidar da saúde e da aparência. Para dar conta de tantos compromissos e funções de maneira plena, só mesmo sendo uma super mulher! Mas, como Mulher Maravilha, Mulher Gavião, Mulher Gato ou qualquer outra super-heroína só existem mesmo na ficção, as moças costumam ter dificuldade para lidar com tantas funções. "A mulher atual quer fazer tudo, dar conta de tudo e, muitas vezes, paga caro por isso. Nossas atribuições se multiplicaram a partir do momento em que decidimos trabalhar fora além de cuidar da família e da casa, acumulando funções, por mais que os maridos nos ajudem. Ela tenta ser uma super mulher, mas nem sempre consegue", observa a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em Psicodrama Terapêutico

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Trabalho, filhos, marido, vida pessoal: como dar conta de tudo?

Especialista fala sobre os desafios das mulheres modernas
por Mariana Bueno
A geração atual de mulheres se desenvolveu profissionalmente, conquistou o mercado de trabalho, a igualdade de direitos, não depende financeiramente do marido, mas viram suas mães e avós serem donas de casa exemplares e, por isso, se cobram a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos como tarefas tipicamente femininas. A maioria dos homens, por sua vez, acha cômodo deixar para as mulheres todas essas tarefas que eles não sentem vontade nenhuma de fazer.
mulher-moderna-desafio-tempo
Desafios da mulher moderna para administrar seu tempo
    Como você tem vivido o seu tempo no cotidiano? Como é a sua rotina diária? Convido você a fazer um registro, anotando como você vive o seu dia desde a hora em que acorda, até a hora em que vai dormir. Depois, com esse mapa de sua agenda cotidiana em mãos, verifique: Quanto do seu tempo você dedica para autocuidado, prazer, desenvolvimento pessoal? Quanto do seu tempo você dedica a si mesma?
    Um dos ladrões de tempo da mulher moderna é o vício de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Estamos sempre lidando com o desafio de cuidar do outro, manter tudo em ordem, ser o máximo para todos, e muitas vezes não paramos para refletir sobre nossas prioridades e sobre o sentido de toda essa correria.
    É recente em nossa História a entrada da mulher no mercado de trabalho. Fomos conquistando cada vez mais espaço, porém isso nem sempre vem seguido de um aprendizado sobre como lidar com os nossos recursos e como administrar os diversos papéis que vamos acumulando em nossas duplas e triplas jornadas!
    Responda para si mesma:
    - Você vive o seu tempo ou tem a sensação de que o “gasta”?
    - Você tem decidido a sua trilha ou tem sido guiada pelas circunstâncias, imprevistos e acontecimentos ao seu redor?
    Outro grande ladrão de tempo é a falta de foco, que nos faz perder energia com tudo que acontece ao nosso redor, sem priorizar e estabelecer uma organização saudável. Porém, foco sem propósito não nos leva a lugar nenhum. Precisamos caminhar em alguma direção, tendo um propósito você começa a traçar seu projeto de vida para chegar à sua visão de futuro. Assim, cada dia fica repleto de sentido, pois é mais um passo para sua realização. Além disso, é preciso considerar que é no cotidiano que construímos nossas vidas. Nada adianta ter lindos propósitos se eles não se expressam nas ações de cada dia, não é verdade?
    Agora, volte ao registro de sua agenda atual e repense: Quais transformações você fará a partir de hoje para ter uma rotina que espelhe o estilo de vida que você almeja?
    É preciso equilibrar suas ações entre cuidar de si, estar com quem se ama, cumprir os compromissos que são importantes, usufruir dos prazeres, capacitar-se para ser produtiva nos projetos que você realmente acredita. O convite é viver uma vida repleta de sentido, todos os dias. E aí, topa o convite?
    Se precisar de apoio, conte comigo! Entre em contato e vamos trocar algumas ideias sobre que processo seria mais adequado para você e para seus objetivos.
     Este artigo foi publicado na Academia do Especialista.