Uma regra de ouro: gastar menos do que se ganha. Essa é a máxima para dez entre dez especialistas em finanças para evitar problemas com dinheiro. Para tornar isso mais fácil, basta fazer um orçamento mensal. No entanto, muitos temem colocar os gastos no papel, já que, normalmente, desrespeitam essa dica.
"O grande erro de muita gente é restringir demais os gastos com pequenos prazeres, como o cafezinho da tarde e o cinema no fim de semana", explica o economista Gustavo Cerbasi, autor, entre outros, do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente).
É preciso livrar-se do conceito que associa orçamento a corte e escassez. "Para ter uma vida de abundância é preciso primeiro planejar como você quer viver, depois verificar se seus ganhos são suficientes para esse estilo e, por último, realizar os ajustes necessários", ressalta a socióloga e autora do livro A Energia do Dinheiro (Editora Campus), Glória Maria Garcia Pereira.
Cerbasi sugere, de início, contabilizar pequenos gastos e dosar grandes escolhas. "É conveniente fazer opções mais baratas, que não tiram o seu padrão de vida, mas que fazem a diferença ao se gastar com os tais pequenos prazeres", explica. Ele também recomenda evitar dívidas com juros altos.
https://www.portalvital.com/sua-vida/dinheiro/organize-suas-financas-ja
Nenhum comentário:
Postar um comentário